Acesso Restrito

Recuperar senha de acesso


Notícias

Home Publicações Notícias

Notícias

30 / Dez / 2024

ONU fortalece papel das cooperativas e propaga importância do setor para a economia mundial

“Celebração do Ano Internacional das Cooperativas é oportunidade para buscar referências internacionais para amplificar as potencialidades do cooperativismo financeiro brasileiro”, afirma Moacir Krambeck, presidente da Confebras

As cooperativas brasileiras já estão se preparando para a celebração global do Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2025, uma oportunidade grandiosa para que o mundo conheça mais sobre o cooperativismo e como esse modelo vem transformando a vida das pessoas. As instituições pretendem aproveitar esse período para conquistar mais cooperados, expandir negócios e garantir visibilidade para o trabalho que realizam em todos os setores da economia. 

Com o tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”, a ONU lançou oficialmente o Ano Internacional das Cooperativas, no dia 25 de novembro, em Nova Delhi, na Índia, durante a Conferência Cooperativa Global da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Esse reconhecimento revela a evolução do cooperativismo na economia e nas comunidades locais, que atuam por meio da geração de trabalho e renda, de programas de impacto social e do cuidado com o meio ambiente. 

A marca oficial do evento, desenvolvida pela ONU, simboliza pessoas unidas ao redor do mundo, em conexão umas com as outras, representando a atuação global das cooperativas. As cores vermelho, verde e azul representam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) diretamente ligados à atuação das cooperativas.

Para o presidente da Confebras, Moacir Krambeck, esta é uma oportunidade incrível, na qual haverá mais visibilidade para o setor, que tem apresentado um crescimento enorme, em diversas áreas, no Brasil e no mundo. Leia, a seguir, a entrevista completa que o presidente da Confebras concedeu ao CNAC News.

 

1 - Como você vê a notícia de que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano de 2025 como Ano Internacional das Cooperativas, uma oportunidade para que o mundo inteiro conheça mais sobre o cooperativismo?

 

Moacir Krambeck – Vejo como uma oportunidade incrível. Esta é a segunda vez que a ONU escolhe o cooperativismo como pauta (a primeira vez foi em 2012). Agora, com 2025 como Ano Internacional das Cooperativas, haverá mais visibilidade para este importante setor, que tem apresentado um crescimento enorme, em diversas áreas, no Brasil e em todo o mundo. A escolha da ONU representa um reconhecimento da importância das cooperativas na promoção do desenvolvimento econômico e social das comunidades onde estão localizadas. Tanto que o slogan escolhido pela ONU para o tema do ano é “As cooperativas constroem um mundo melhor", enfatizando o impacto duradouro e global das cooperativas e destacando seu modelo como solução fundamental para diversos desafios mundiais.

 

No nosso segmento de crédito, já são 760 cooperativas financeiras em todo o País, com 20,6 milhões de cooperados, a maior rede de atendimento, e crescimento acima da média do Sistema Financeiro Nacional (SFN). O cooperativismo é parceiro estratégico do Banco Central para garantir inclusão e cidadania financeira em todo o País. Ele abre as portas para quem não encontra crédito no sistema tradicional. Prova disso é que em 404 municípios brasileiros, as cooperativas são a única instituição financeira presente para atender à população. Nosso papel vai além do crédito, temos responsabilidade com a inclusão e a educação financeira.

 

2 - Como as cooperativas brasileiras estão se preparando para essa celebração global e pretendem aproveitar o período para conquistar mais cooperados e expandir negócios?

 

Moacir Krambeck – A Confebras representa 40 filiadas e 437 cooperativas independentes indiretas, com mais de 9 milhões de cooperados (quase a metade de todo o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo - SNCC). Estamos incentivando nossas cooperativas de crédito e sistemas filiados a se engajarem na campanha da ONU, de modo a divulgar ainda mais o cooperativismo financeiro, participando ativamente dessa mobilização. Afinal, é uma oportunidade única para comunicar ao mundo os valores cooperativistas da colaboração, inovação, sustentabilidade e intercooperação e mostrar as diferenças positivas do nosso modelo de negócios.

 

3 - Como a sustentabilidade pode auxiliar as cooperativas a desenvolver melhores resultados e oportunidades para a comunidade local?

 

Moacir Krambeck – Em tempos de mudanças climáticas globais, as cooperativas reforçam sua importância e têm um compromisso a mais: o de contribuir para difundir os conceitos de ESG (meio ambiente, social e governança) nas localidades em que atuam. É essencial que o sistema cooperativo desenvolva ações educativas, de capacitação e eventos que apontem aos cooperados e colaboradores o quanto a sustentabilidade faz diferença na qualidade de vida e bem-estar da população, na inclusão e na preservação ambiental. E a Confebras está imbuída dessa missão, com várias ações e programas voltados para a sustentabilidade. O segmento cooperativista está altamente comprometido com a sustentabilidade e a agenda ESG para seguir sendo o modelo de negócios com melhores soluções para as pessoas, as comunidades e o meio ambiente.

 

4 - Quais são os principais objetivos para 2025 para continuar melhorando a vida de quem produz e quais as oportunidades internacionais para as cooperativas brasileiras após essa nomeação?

 

Moacir Krambeck – Desde 1986, a Confebras trabalha pelo fortalecimento do setor cooperativista de crédito, com ênfase na geração e disseminação do conhecimento, no aperfeiçoamento da gestão e no apoio aos negócios. Buscamos desenvolver sempre novas iniciativas de capacitação, para preparar melhor nossos gestores e colaboradores para o mercado. 

 

As cooperativas de crédito estão crescendo e aprimorando seu portfólio de negócios. O que diferencia e caracteriza a importância das cooperativas de crédito em todo o mundo, é que elas facilitam o acesso ao crédito. Para cada problema econômico, temos uma solução cooperativista. E mais: as cooperativas auxiliam as comunidades em outras áreas, como social, cultural e ambiental. No Brasil, não é diferente: o papel das organizações cooperativistas é melhorar a qualidade de vida da população e trazer inclusão para acesso ao mercado financeiro.

 

Para 2025, a Confebras pretende ampliar ainda mais suas ações de capacitação e networking (teremos o 5º Fórum Integrativo, evento que acontece nos anos ímpares, antecedendo o Concred - maior congresso mundial do cooperativismo de crédito); continuar representando e defendendo os interesses das cooperativas de crédito filiadas; promover debates permanentes sobre o setor; ampliar a voz das nossas cooperativas com a divulgação de ações e diferenciais do nosso modelo de negócios e buscar referências internacionais para amplificar as potencialidades do cooperativismo financeiro brasileiro, entre outras ações. 

 

 

Moacir Krambeck, presidente da Confebras

 

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Preencha o seu e-mail no campo abaixo para receber nossas notícias, dicas e informações.
Fique por dentro de tudo o que acontece na CNAC.

CNAC © 2018 - Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Crivos | Criação de Sites