Acesso Restrito


Notícias

Home Publicações Notícias

Notícias

14 / Abr / 2020

BC autoriza cooperativas de crédito a emitirem Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

O Banco Central do Brasil editou a Circular nº 4.000, em 9 de abril de 2020, que altera a Circular BC nº 3.614/12, de forma a autorizar as cooperativas de crédito a emitirem Letra de Crédito Imobiliário – LCI. A medida faz parte da dimensão inclusa na Agenda BC#

LCI é um título de renda fixa isento de impostos, lastreado por créditos imobiliários garantidos por hipoteca ou por alienação fiduciária de coisa imóvel.

Conforme afirmou o diretor do BC, Otávio Damásio, a LCI é um instrumento consolidado e passa a representar mais uma fonte de captação às cooperativas, com efeito positivo no crédito. Possibilitar às cooperativas a sua emissão pode contribuir para a mitigação dos efeitos da crise.

De acordo com o BC, a negociação primária das LCIs pelas cooperativas de crédito ficará restrita aos quadros sociais das mesmas, de acordo com o que determina o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). Nada impede que, posteriormente, ao serem negociados no mercado secundário, esses títulos sejam detidos por não cooperados.

 

https://www.bcb.gov.br/pre/normativos/busca/downloadNormativo.asp?arquivo=/Lists/Normativos/Attachments/50978/Circ_4000_v1_O.pdf

 

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Preencha o seu e-mail no campo abaixo para receber nossas notícias, dicas e informações.
Fique por dentro de tudo o que acontece na CNAC.

CNAC © 2018 - Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: Crivos | Criação de Sites