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05 / Jun / 2020

CNAC promove mudança na abordagem de auditoria em tempos de crise - auditoria remota

Por Rui de Assis Vasconcelos

Diretor da CNAC

 

Criar soluções para que a auditoria alcance o objetivo em contribuir com a gestão das cooperativas e com a estabilidade do cooperativismo financeiro é um processo contínuo na CNAC


Com o início da crise causada pela Covid-19 no Brasil, a CNAC respondeu de forma imediata com a criação do Comitê de Crise e o mapeamento dos principais fatores de riscos para o desenvolvimento das respostas, cujo objetivo foi assegurar a continuidade normal das atividades mediante as limitações impostas pelas restrições de mobilidade e incluir ações para cumprimento das orientações sanitárias.

A decisão de maior impacto e que resultou em grandes mudanças nos processos de auditoria e na forma de atuação de toda a equipe foi alcançada a partir da aceleração das etapas de análises e de investimentos para a adoção da abordagem de auditoria remota.

Nesse contexto, a CNAC revisou seus processos para cada fase de auditoria (planejamento, execução e conclusão), investiu em treinamentos e preocupou-se em manter o máximo de pessoas em isolamento, pensando na preservação da saúde de todos e na redução de transmissão da doença.

Também foram reforçados os investimentos em tecnologia para assegurar a confidencialidade das informações obtidas das cooperativas auditadas e promover a adequada segurança da informação. Em um processo de auditoria remota, o desafio é realizar os trabalhos com a mesma precisão de aderência às normas, o que perpassa a utilização das ferramentas de TI com eficácia e organização.

Realizar reuniões e entrevistas on-line durante e ao final da auditoria, bem como fazer uso da objetividade nos trabalhos são pilares para a manutenção da qualidade e importância da auditoria desenvolvida pela CNAC. Assim, toda a atenção é dada à prática de alinhamentos frequentes, como a observação de intervalos entre as reuniões, objetividade na discussão de pautas e cumprimento de horários.

Aplicada com o planejamento adequado, a auditoria remota pode oferecer vários benefícios em relação à eficiência, aumento da competência, do alcance e da mitigação de riscos. Os seguintes benefícios são percebidos de forma imediata pelas cooperativas auditadas pela CNAC:

Essa abordagem, auditoria remota, utilizada para os trabalhos de auditoria no exercício de 2020 é viabilizada pela experiência da CNAC em conhecer os principais riscos das cooperativas auditadas, pela experiência de sua equipe no cooperativismo financeiro e pelos investimentos realizados em tecnologia que sustentam a segurança da informação.

Outros serviços do portfólio da CNAC também passarão pela mesma reformulação, podendo ser praticados on-line, como treinamentos para membros de governança sobre controles internos, contabilidade e procedimentos previamente acordados. 

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